CASES

CSP - Companhia Siderúrgica do Pecém

A Globalsys em 2011 foi contratada pela Meta Central de Serviços (http://www.metacs.com.br) para desenvolver um sistema de gestão de terceiros para toda a indústria.


Segmento
Siderúrgica

Sobre o cliente

QUEM É A CSP

Resultado da parceria entre a brasileira Vale e as coreanas Dongkuk e Posco, a CSP - Companhia Siderúrgica do Pecém é a primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste do Brasil. A CSP vai impulsionar o crescimento econômico do Ceará e em sua primeira fase de operação, irá produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

As Placas de aço que seráo produzidas pela CSP terão alta qualidade metalúrgica, pois serão feitas com tecnologia e padrão de excelência mundial. Vendidas no mercado internacional, vão contribuir para o aumento e reposicionamento das exportações do Brasil.

A CSP quer contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Ceará e o fará principalmente através da geração de emprego e do aumento da renda, do aprimoramento tecnológico, do incremento da cadeia produtiva e da atração de novos investimentos para o Estado.

ACIONISTAS

A CSP tem agora uma nova composição societária. A sul-coreana Posco, maior grupo siderúrgico da Coreia do Sul e terceiro maior do mundo, junta-se à brasileira Vale e a também sul-coreana Dongkuk Steel, já acionistas da empresa.

VALE | www.vale.com

Com sede no Brasil e presente nos cinco continentes, a Vale é líder mundial na produção de minério de ferro e pelotas, e segunda maior produtora de níquel. Seus negócios se expandem pelos segmentos de logística, energia e siderurgia, considerados estratégicos e integrados à mineração. De acordo com a sua diretriz de sustentabilidade, a Vale procura atuar com responsabilidade socioeconômica e ambiental nos territórios onde está presente, objetivando construir um legado positivo nas regiões onde atua.

DONGKUK STEEL | www.dongkuksteel.com

A Dongkuk Steel atua no setor da siderurgia há 57 anos, produzindo cerca de 6,4 milhões de toneladas de aço por ano em produtos como chapas grossas, vergalhões e perfil estrutural para a indústria naval, construção civil, máquinas e equipamentos. A Dongkuk prima pela inovação tecnológica, pela melhoria da qualidade de vida e pela excelência de seus produtos e serviços.

POSCO | www.posco.com

A Posco, que em 2010 produziu quase 35,4 milhões de toneladas de aço, tem por pilares uma gestão ambientalmente correta, a administração aberta e uma gestão criativa focada sempre em gerar mais valor para seus clientes.

Esse empreendimento é a união de forças entre o minério de ferro de altíssima qualidade da Vale, a tradição e o conhecimento do mercado de placas pela Dongkuk e a expertise e tecnologia de produção de aço da Posco.

Desafios

A Globalsys em 2011 foi contratada pela Meta Central de Serviços (http://www.metacs.com.br) para desenvolver um sistema de gestão de terceiros para toda a indústria.

O sistema, atualmente em produção, faz a gestão de todas as empresas terceiras que prestam serviços à CSP (contratos), assim como credenciamento de pessoas e veículos, seguido da impressão de crachás e controle de acesso. O sistema atualmente gerencia aproximadamente 4 mil pessoas/dia, chegando a um pico máximo de 18 mil pessoas em julho de 2013.

O sistema, totalmente WEB, disponibiliza ainda um portal para as empresas terceiras realizarem um pré-cadastro de seus colaboradores. Esse pré-cadastro será avaliado pelo operador na CSP e mediante aprovação será gerado um crachá para acesso desse colaborador a planta da mesma. Atualmente, o sistema gerencia 497 contratos ativos. Além do controle de acesso via catracas, a Globalsys inovou com acesso via coletores de dados 3g. Esses coletores são usados para gerenciar acessos onde a infraestrutura do cliente não atende, assim sendo, o controle é gerenciado via coletores de dados 3g em tempo real, sincronizado com um webservice na nuvem, proprietário Globalsys.

Data: Dezembro/2011

Cliente: CSP - Companhia Siderúrgica do Pecém

Categoria: Fábrica de Software

Outros Cases