CASES

Controle de Acesso e Terceiros

Implantação e integração de sistema para controle de acesso com equipamentos DIMEP


Sobre a Empresa

A Placas do Brasil S.A. consiste em uma indústria de fabricação de placas de fibra de madeira de média densidade, Medium-Density Fiberboard - MDF, a ser implantada no Município de Pinheiros, Estado do Espírito Santo. A empresa contará com tecnologia de ponta e produzirá chapas de altíssima qualidade a partir de floresta plantada de eucalipto.

O objetivo é atender a demanda de MDF crú das indústrias seriadas do Espírito Santo, em especial o polo moveleiro de Linhares, bem como a demanda de MDF revestido das indústrias, sob encomenda do Espírito Santo, via distribuidoras. Além do mercado do Espírito Santo, devido a sua localização, a Placas do Brasil será competitiva para atender também o norte do Rio de Janeiro, Leste de Minas Gerais e todo o Nordeste do Brasil.

A concepção do empreendimento partiu de uma iniciativa SINDIMOL - Sindicato da Indústria de Madeira e Móveis de Linhares e Norte do Espírito Santo, cujo objetivo é tornar mais competitivo a produção moveleira de Linhares, visto que o principal insumo desta indústria, o MDF, consiste em produto volumoso de médio valor agregado, com considerável percentual do seu preço associado ao custo de logística, sendo que atualmente, os fornecedores mais próximos estão situados nos Estados de São Paulo e Minas Gerais , conforme ilustração a seguir.

Oferta de MDF no Brasil

Para viabilizar o empreendimento, foram convidados empresários do setor moveleiro e outros com objetivos em comum, em especial os que detinham investimentos em terras e florestas de eucalipto no norte do Espírito Santo, para se juntarem no propósito, através da criação de uma empresa de participação, o que além de melhorar a capacidade financeira, aumentaria também a viabilidade do projeto através da maior integração da cadeia produtiva. Neste sentido, compõe o grupo de 38 Acionistas, entre pessoas físicas e empresas de diversos setores além do moveleiro, como varejo de móveis e eletrodomésticos, varejo de chapas de MDF, agropecuário, metalmecânico, comércio exterior, entre outros. 

A sociedade é administrada por um Conselho de Administração e uma Diretoria, conforme prevê o Estatuto Social da sociedade. O Conselho de Administração é composto por 07 membros, eleitos em Assembleia entre os acionistas e mais 02 independentes, e a Diretoria por 3 diretores.

Para fundamentar a viabilidade do empreendimento, foram desenvolvidos diversos estudos de mercado, disponibilidade de florestas de eucalipto e terras para plantio, estudos de viabilidade técnica e econômica, dentre outros. Tais estudos apontaram a região norte do Estado como a mais favorável para a implantação da indústria de MDF.

Neste sentido, a área eleita como a mais favorável para implantação do empreendimento, tanto do ponto de vista econômico como social e ambiental, está localizada em Pinheiros/ES, as margens da BR101, Km 19.

Números

Investimento: Investimento de R$ 393,5 milhões

Florestas: Serão necessários 18 mil hectares de florestas para suprir a planta, envolvendo mais de 200 parceiros florestais da região.

Capacidade Produtiva: A planta terá capacidade para produzir até 25mil m3 de MDF cru por mês, sendo que desse total 12mil m3/mês poderão ser convertidos em MDF revestidos.

Solução Globalsys

Globalsys ofereceu todo sistema de controle de acesso à obra da companhia além de desenvolvimento de customizações e integrações solicitadas pelo cliente, fazendo integração com hardware Dimep. Hoje, o sistema está em pleno funcionamento na empresa controlando pessoas, veículos, visitantes, com estimativa de controlar uma média de 500 pessoas por dia. O acesso é 100% através do Global Service Center.

Data: 10/12/2016

Cliente: Placas do Brasil

Categoria: Fábrica de Software

Outros Cases